ajpas

Outono e Inverno 2024/2025

A exposição prolongada ao frio pode causar problemas graves de saúde, como hipotermia.

O inverno é período particularmente crítico para a saúde das populações e, em especial, para os grupos vulneráveis – crianças com idade inferior a 5 anos, pessoas com 65 ou mais anos e em especial os que vivem sozinhos, grávidas, pessoas acamadas ou com mobilidade condicionada pessoas sem-abrigo ou outras em situações de isolamento ou em carência social ou económica, pessoas que vivem em habitações degradadas e sem condições de isolamento térmico, pessoas com doenças crónicas (doenças cardíacas, respiratórias, renais, mentais, diabetes e alcoolismo) e imunodepressão, com aumento da mortalidade e da morbilidade.

Durante o outono/inverno, as infeções respiratórias agudas, como a gripe e a COVID-19, aumentam significativamente. A combinação de baixas temperaturas, maior permanência em ambientes fechados e pouca ventilação de espaços, cria condições propícias para a propagação de vírus respiratórios nesta época do ano.

A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19 tem o objetivo de maximizar a proteção das populações mais vulneráveis, prevenindo a doença grave, a hospitalização e a morte por estas doenças, bem como de mitigar o impacto da sua incidência no sistema de saúde. A vacinação será realizada nos estabelecimentos de saúde do SNS e nas farmácias comunitárias aderentes.

Evitar a exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, bem como utilizar várias camadas de roupa para manter o corpo quente e proteger as extremidades do corpo são algumas das sugestões da DGS.